top of page

Universidade Federal do Pará

Diretório Central dos Estudantes

VI Congresso de Estudantes da UFPA

Comissão Organizadora

Edital nº: 001/2016

Inscrição e Submissão de Trabalhos

 

  1. Inscrições

    1. O processo de inscrições terá início às 00h00 do dia 24 de fevereiro de 2016 e encerrará às 18h do dia 17 de março de 2016.

    2. As inscrições e submissões de trabalho deverão ser feitas através do e-mail: coneufpa2016@gmail.com com o assunto INSCRIÇÃO COM TRABALHO

 

  1. Submissão de trabalhos:

    1. Cada inscrita/o poderá submeter apenas um trabalho na qualidade de autor/a, sendo este um pôster ou uma comunicação oral. Como coautor/a, o número de trabalhos por inscrita/o é ilimitado. Os trabalhos submetidos devem estar formatados no modelo especificado no item 4.

 

  1. Comunicação Oral: Os trabalhos (pesquisas, experiências de estágio ou extensão) serão selecionados e agrupados pela comissão avaliadora de cada eixo. As comunicações de cada trabalho terão duração de 10 minutos, incluindo as discussões. O proponente da comunicação oral necessitará, para a submissão de seu trabalho: o título (máximo de 15 palavras), nome completo e afiliação institucional do autor/a e dos/as coautores/as (caso haja) e resumo da comunicação (entre 500 e 800 palavras). O resumo da comunicação precisa conter, impreterivelmente, introdução (tema e problema), objetivo, relação clara com o eixo de trabalho escolhido, método, resultados e conclusões.

  2. Pôster: destinam-se à apresentação de relatos de pesquisas ou experiências de trabalhos concluídos em formato de pôster, com dimensão de 0,90 de largura x 1,10 de altura. A apresentação deve durar no máximo 15 minutos. Por se tratar de mídia em que a dimensão visual se destaca, o proponente de pôster necessitará para a inscrição de seu trabalho: o título (máximo de 15 palavras), nome completo e afiliação institucional do autor/a e dos/as coautores/as (caso haja) e resumo da comunicação (entre 500 e 800 palavras). O resumo da comunicação precisa conter, impreterivelmente, introdução (tema e problema), objetivo, relação clara com o eixo de trabalho escolhido, método, resultados e conclusões.

 

  1. O processo de submissão de trabalhos terá início às 00h do dia 24 (Vinte e quatro) de fevereiro de 2016 e encerrará às 18h do dia 17 (treze) de março de 2016.

 

2.3 O resultado do processo de avaliação dos trabalhos submetidos será disponibilizado a partir do dia 27 de março de 2016.

3. Eixos de Trabalho

3.1. Educação, tecnologias e sociedade: Trabalhos na interface com as políticas de Educação, abrangendo tanto a educação escolar quanto a educação no sentido lato que se dá nas demais esferas da vida social, envolvendo o atual debate sobre educação/formação como o direito e condição de aprofundamento da democracia. Também envolve estudos críticos em relação à formação profissional: propostas políticos-pedagógicas, relações teoria-prática, competências, habilidades e conteúdos diretamente relacionados com a educação e o processo educacional.

3.2 Saúde e políticas públicas: Trabalhos desenvolvidos na interface com a saúde, abrangendo as políticas públicas voltadas para esse campo e também abrangendo a noção de saúde paras os povos e comunidades tradicionais da Amazônia, seus desafios e práticas. Acolhe trabalhos que dialoguem com os diferentes níveis de atenção à saúde, inserindo-se no atual debate sobre saúde como direito e condição de cidadania.

3.3.Território, meio ambiente e questões sócio ambientais: Abrange trabalhos sobre a relação entre a produção de modos de existência e a constituição espaços/territórios/fronteiras, analisando seus efeitos sociopolíticos, incluindo discussões ambientais, relativas a ocupação urbana e rural. Reúne experiências, estudos e pesquisas que enfoquem os diferentes territórios de vida de populações urbanas e rurais, no que se refere a diversidade de modos de viver, espaços específicos de sociabilidade, redes sociais, internet, áreas de risco, bem como, experiências com povos e comunidades tradicionais (povos indígenas, povos das florestas, quilombolas, pescadores e camponeses, dentre outros). Trabalhos que envolvam a relação pessoa-ambiente com políticas urbanas, direitos sociais e enfrentamento de desastres. Inclui discussões da ocupação não regular do território e as necessidades de sobrevivência da população mais vulnerável, políticas de habitação e moradia, ocupação do espaço e subjetividade. Estratégias de enfrentamento em emergências diante de desastres ambientais e mudanças climáticas.

3.4. Relações de gênero, preconceito e direitos sexuais: Trabalhos que focalizam as relações de poder que configuram práticas e posições de sujeito a partir de marcadores sociais como sexo-gênero, orientação sexual, diversidade corporal, entre outros. Acolhe discussões a respeito de preconceito e violência de gênero, direitos humanos e sexualidade, patologização e Estado laico.

3.5. Mídia, cultura e arte: Trabalhos que reflitam a respeito das formas como a mídia afeta as subjetividades e relação entre as diversas expressões artísticas e os processos de subjetivação na sociedade contemporânea. Acolhe trabalhos que discutam a respeito das redes sociais virtuais, papel da mídia na cultura atual, políticas públicas de comunicação, cultura do espetáculo, público x privado e virtual x real. Abrange trabalhos que discutam estratégias de resistência e expressão através da cultura e da arte e, também, os que realizam a interface entre políticas e projetos sociais e culturais que tem como foco a garantia e promoção dos Direitos Humanos e aqueles que valorizam os conhecimentos tradicionais.

3.6. Relações étnico-raciais e contextos rurais-urbanos: trabalhos que discutem a questão de raça e/ou étnicas que remetem ao racismo, às políticas afirmativas, ao combate ao preconceito, ao reconhecimento das minorias sociais, aos estudos de grupos étnicos, às demandas por políticas públicas especificas, às lutas por territórios e reconhecimento cultural, à interação entre espaços urbanos ou rurais e aos povos e comunidades tradicionais.

4. Critérios de formatação dos resumos:

4.1. Título do trabalho no topo da página, centralizado e com espaçamento simples. Com fonte Times New Roman, tamanho 14, todas as letras maiúsculas e negritadas. O título deve ser claro e conciso e indicar o conteúdo do trabalho.

4.2 Nome do(s) autor(es) deve estar centralizado, na linha imediatamente após o título, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples. O nome do apresentador deve estar sublinhado. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) estar escrito(s) por extenso, em ordem direta, sendo maiúsculas somente as iniciais.

4.3 Na linha imediatamente após o(s) nome(s) do(s) autor(es) deve constar o endereço eletrônico do apresentador. Este deve estar centralizado, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples e sem formatação.

4.4 A vinculação institucional de cada autor deve ser explicitada utilizando numeração sobrescrita, sendo que o(s) nome(s) da(s) instituição(ões) deve(m) ser escrito(s) por extenso, na linha imediatamente após o(s) nome(s) do(s) autor(es) sendo maiúsculas somente as iniciais.

4.5 O corpo do resumo deve seguir as seguintes especificações: fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze); alinhamento: justificado, sem separação de sílabas; espaçamento 1,5 (um e meio); parágrafo: 1,5 (um e meio); margem: superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm); palavras-chave (mínimo de 1 e máximo de 5 separadas por ponto e vírgula): fonte Times New Roman, tamanho 12.

5. APROVAÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

5.1 Os trabalhos serão avaliados por comissão a ser escolhida pela Comissão Organizadora do VI CONEUFPA, dentre profissionais habilitados para a função.

5.2 A lista com os horários e locais das apresentações será disponibilizada a partir do dia 27/03/16. Nenhuma mudança na ordem/local de apresentação será feita salvo expressa autorização da Comissão Organizadora.

5.3 Os expositores, em ambas as modalidades – pôster e comunicação oral, deverão estar no local indicado 30 (sessenta) minutos antes do horário de apresentação.

5.4 Qualquer equipamento especial adicional necessário para as apresentações deverá ser requerido com antecedência pelo expositor à Comissão Organizadora para verificação de disponibilidade.

 

Belém, 23 de Fevereiro de 2016.

 

bottom of page